Um temporal deixou pelo menos 12 famílias desalojadas e provocou destruição na cidade de Pescador, no Vale do Rio Doce, nesta quarta-feira (21). Parte do município de apenas 3,5 mil habitantes ficou debaixo d’água. Ruas e avenidas foram transformadas em rios, com águas invadindo casas e comércios.
Até o momento, não há informações sobre feridos. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Pescador, Roberlane Rodrigues, os danos ainda estão sendo calculados. Ele estima que entre 450 e 500 pessoas tenham sido afetadas pela forte chuva. Um dos locais mais atingidos foi Conjunto Habitacional Edna Sampaio.
Lá, o córrego São Pedro transbordou. Vídeos cedidos ao Hoje em Dia por moradores da cidade mostram imóveis tomados pelas águas barrentas. Em uma das imagens é possível ver um fogão sendo arrastado pela força da enxurrada.
O temporal durou menos de duas horas. Conforme Roberlane, em alguns pontos choveu cerca de 65 milímetros – para se ter ideia, o índice é o mesmo usado para classificar uma chuva como muito forte.
“Até o momento, não temos registro de famílias desabrigadas (que necessitam de abrigo público). Como a cidade é pequena, muitos conseguiram ir para a casa de famíliares”, relata o coordenador do órgão municipal. Segundo ele, a Defesa Civil de Teófilo Otoni já foi acionada.
