Um idoso de 79 anos foi atingido por uma motocicleta enquanto estava sentado na calçada de sua casa, em Formiga, Minas Gerais. O acidente aconteceu no último domingo (7), quando um motociclista de 21 anos perdeu o controle ao fazer uma curva, derrapou no asfalto molhado e atingiu em cheio o aposentado. O caso foi registrado por câmera de segurança e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.
Como foi o acidente em Formiga
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso apresentava escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no fêmur, sendo encaminhado ao hospital local. Já o motociclista, também ferido, sofreu cortes nos braços e na perna direita.
As imagens mostram o momento exato em que o jovem perde o controle da moto, derrapa e não consegue evitar a colisão. O choque contra o idoso evidencia os riscos de excesso de velocidade e falta de controle em curvas perigosas.
Cresce número de acidentes envolvendo motociclistas em Minas
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), apenas em 2024 mais de 5 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no estado, sendo que motociclistas representam grande parte dessas ocorrências.
Em todo o Brasil, os acidentes de moto já respondem por quase 1 a cada 3 internações hospitalares por trânsito, segundo o Denatran. Além disso, as vítimas geralmente são jovens entre 18 e 29 anos, faixa etária também do condutor envolvido no acidente em Formiga.
📌 Leia também: Dados oficiais da SES-MG sobre acidentes de trânsito
Como evitar acidentes parecidos
Especialistas em segurança no trânsito apontam medidas que podem salvar vidas:
- Reduzir a velocidade em vias residenciais e curvas fechadas;
- Respeitar limites de tráfego urbano, especialmente em bairros com grande circulação de idosos e crianças;
- Investir em pavimentação adequada e sinalização, já que asfalto molhado é um fator de risco constante;
- Capacitação para motociclistas, com técnicas de frenagem e equilíbrio em situações de emergência.
O impacto social de acidentes urbanos
Casos como este chamam a atenção para a vulnerabilidade dos idosos em ambientes urbanos. Estar sentado na própria calçada deveria ser um gesto simples de lazer, mas em muitas cidades representa risco devido à imprudência no trânsito.
O episódio em Formiga serve de alerta para autoridades e motoristas sobre a necessidade de mais fiscalização, campanhas educativas e melhoria da infraestrutura viária, de forma a evitar novas tragédias.
O acidente em Formiga (MG), felizmente, não terminou em morte, mas deixa claro que pedestres — em especial os idosos — estão expostos a sérios riscos em ruas residenciais. A colisão causada por uma moto que derrapou em curva mostra como o trânsito seguro depende tanto da prudência dos condutores quanto da atenção das autoridades.
Jornalista da OPZ Play, Junior Flávio