Em setembro, a cor amarela se torna símbolo de esperança ao redor do mundo: é o mês da prevenção do suicídio, convite urgente para derrubar o silêncio e reforçar que falar salva vidas — no Brasil, mais de 14 mil pessoas se suicidam por ano, o equivalente a 38 vidas perdidas diariamente.
Setembro Amarelo: muito mais que uma campanha
Contexto global e nacional
A campanha surgiu em 2015 no Brasil, unindo CVV, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.Ela coincide com o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), que estabelece o diálogo como ferramenta de prevenção.
Dados que não podem ser ignorados
A Organização Mundial da Saúde registra mais de 700 mil suicídios anuais no mundo, cifra maior que as mortes por HIV, malária ou câncer de mama intranet.capes.gov.br+3Setembro Amarelo+3TJDFT+3. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio já virou quarta causa de morte Serviços e Informações do Brasil+15Setembro Amarelo+15CVV+15. Internações por tentativa de suicídio no SUS superaram 11.502 casos em 2023, média de 31 por dia — indicando alta de mais de 25% em relação a 2014 Agência Brasil+2CNN Brasil+2.
Rede de apoio — CVV e SUS
O CVV, fundado em 1962, é pilar fundamental nesse combate: oferece apoio emocional gratuito e sigiloso via telefone 188, chat, e‑mail ou presencialmente, com mais de 3.400 voluntários em todo o país Brasil de Fato+6CVV+6Wikipédia+6. Só entre março de 2023 e março de 2024, foram registradas quase 2,9 milhões de ligações CNN Brasil.
Além disso, o SUS oferece atendimento psicológico em CAPS, Unidades Básicas, UPAs e Hospitais, com acesso crescente à rede de saúde mental Serviços e Informações do Brasil+1.
Estrutura em expansão
O Ministério da Saúde ampliou em 53% o investimento em saúde mental (R$ 4,7 bilhões em 2024), habilitando novos CAPS, leitos e unidades de acolhimento, e prevê a construção de 150 novos CAPS até 2026, com investimento de R$ 339 milhões Serviços e Informações do Brasil.
Setembro Amarelo precisa ser todo dia
Apesar de concentrar ações em setembro, a prevenção deve ser constante. Sinais como isolar-se, desânimo, mudanças de comportamento e frases como “quero desaparecer” são alertas que merecem atenção e escuta ativa.
Junior Flávio — Opz Play